Atualidades para Vunesp: como estudar?

A organização fará você gabaritar Atualidades

A incidência do conteúdo atualidades em editais de concurso público vem sendo cada vez maior, e a explicação para isso é a necessidade da criação de um novo filtro na concorrência, sob o argumento de que é importante ao servidor público conhecer o que acontece no mundo.

A maioria das bancas cobra um conteúdo bem geral e amplo quanto ao período, e isso causa um certo desconforto ao candidato. No entanto, quando a banca é VUNESP este desconforto é um pouco menor, já que a banca é bem limitada quanto ao período que será cobrado, como por exemplo, o seu tradicional tópico:

“Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2019, divulgados na mídia local e/ou nacional.”.

Mesmo assim, a generalização dos assuntos (política, economia, sociedade e cultura) pode deixar o candidato desorientado, principalmente sobre onde focar seus estudos. Apesar de surgirem algumas questões inesperadas e absurdas, de fatos sem muita importância, a VUNESP é uma banca que tende cobrar assuntos similares, não fugindo muito ao padrão (perfil) de seus examinadores.

No entanto, a VUNESP vem dando mostra que, além do candidato saber o assunto, ele precisa entender a essência e a motivação de cada assunto, mas sem muita profundidade.

Estude aquilo que é relevante e não aquilo que é mais “falado”

É estatístico e comprovado que as notícias irônicas, fofocas e falácias dificilmente são cobradas em provas de concurso. Os temas mais cobrados são aqueles que ocupam um espaço maior na mídia. Assuntos triviais quase nunca são cobrados e é importante que você não perca tempo com esse tipo de fato.

Onde buscar as notícias?

Esta é uma pergunta cujas respostas são divergentes e polêmicas. Aqui na Visto e Revisto, orientamos nossos alunos a não focar seus estudos de atualidades assistindo telejornais, noticiários de rádio ou revistas semanais. Não que os assuntos tratados nestes veículos de comunicação sejam irrelevantes, mas para prender a atenção do leitor o alvo trivial e publicitário deste tipo de noticiário pode fazer você perder muito tempo atentando a detalhes que não são objeto da sua prova. As questões de atualidades de concursos públicos cobram conhecimentos básicos sobre o assunto, nada muito aprofundado, e você não tempo a perder com detalhes que não caem na prova!

Recomendações da Visto e Revisto

O ideal é que você procure uma empresa ou profissional especialista em VUNESP para orientar seus estudos. Aqui na Visto e Revisto, além dos resumos periódicos disponibilizados aos nossos alunos, foram incorporadas à grade de cursos presenciais 2 aulas presenciais, onde o instrutor fará uma revisão daquilo que é mais importante para que o aluno faça a prova com tranquilidade. Entendemos que a leitura da notícia é tarefa do aluno que, no modo ativo de estudo, faça seus resumos e entenda o assunto.

Além disso, recomendamos a leitura do Guia do Estudante – Atualidades, publicado pela Editora Abril. Este excelente guia é publicado semestralmente e aborda os assuntos de grande importância no Brasil e no mundo. Além disso, traz resumos, infográficos e linhas do tempo que farão você compreender com clareza cada assunto, além de poupar seu precioso tempo. Não se preocupe em ler toda a matéria, deixe-a como recurso caso não entenda o resumo. Você não fará uma prova de Geografia ou de História!

Recomendamos, ainda, como fonte de busca de notícias, os portais que apresentem resumos diários dos acontecimentos, como, por exemplo, o portal de notícias G1, da Rede Globo, que resume o dia anterior em tópicos importantes. O link pode ser acessado em G1 -RESUMO DO DIA

Bons estudos!

Ricardo Sedassari