O que é o Estudo Dirigido Visto e Revisto?

O Estudo Dirigido Visto e Revisto, juntamente com o ensino humanizado, são dois dos principais pilares do nosso exclusivo Método Evolutivo.

Levando em consideração a individualidade humana e a ação do meio sobre cada indivíduo, nossa proposta é um conjunto de técnicas cujo princípio didático é o de posicionar o professor como facilitador e acelerador do processo ensino-aprendizagem, ou seja, ensinar o aluno a aprender com maior rapidez e eficácia de acordo com aquilo que o meio em que vive permite. Esta postura enxerga o professor como um potencial ativador do aprendizado individualizado, sempre buscando o modo como aluno aprende, levando em conta, situação, condição, circunstância.

A divisão do conteúdo em etapas, outra característica do estudo dirigido, estimula a realização do estudo autônomo do aluno, sempre com a orientação do professor. Em outras palavras, o estudo dirigido é ideal para o aprendizado contínuo e crescente de conteúdos complexos, respeitando as etapas da atividade intelectual do processo de aprendizagem.

Para que serve o Estudo Dirigido Visto e Revisto?

Para os estudantes que objetivam o aprimoramento de suas técnicas de estudo, como em:

  • Concursos Públicos, cujo conteúdo é extenso, diversificado e complexo, exigindo do candidato disciplina, organização e foco efetivo em conteúdos relevantes.
  • Acompanhamento Escolar, na organização do estudo em casa, buscando a otimização do tempo e fixação do conteúdo regular
  • Reforço Escolar, na potencialização do aprendizado das principais dificuldades do aluno

RARA: as etapas da atividade intelectual

O incentivo à atividade intelectual do aluno leva-o a ativar e descobrir seus próprios recursos mentais, facilitando o efetivo desenvolvimento das habilidades e operações do pensamento. De forma reduzida, nosso exclusivo Método Evolutivo trabalha o que chamamor de RARA, que otimiza as seguintes etapas do estudo dirigido:

  1. Reconhecimento (ler, identificar, entrar em contato)
  2. Assimilação (selecionar, fixar, modo ativo)
  3. Reflexão (expandir, comparar, simular, experimentar, questionar)
  4. Aplicação (evocar, resolver problemas)

Objetivo

O principal objetivo do estudo dirigido é preparar e estimular o aluno a criar, pois ao ativar o pensamento reflexivo, conforme as circunstâncias de cada indivíduo, estimula a necessidade de inventar, encontrar maneiras pessoais de agir com inteligência e encontrar a solução própria para o problema proposto. O resultado deste processo permite ao aluno imprimir, de forma autônoma e personalizada, um forte traço de pessoalidade e autenticidade no seu modo de aprender.

A Neuropsicopedagogia

As técnicas utilizadas pela Visto e Revisto são cientificamente fundamentadas na Neuropsicopedagogia, por meio de uma gama diversificada de teorias sobre a relação cérebro, mente e aprendizado, com ênfase nas recentes descobertas sobre o processo de aprendizado do cérebro humano.

Principais resultados

  1. Ao criar situações-oportunidade, o aluno consegue aprender por meio de sua própria atividade intelectual, respeitando seu ritmo pessoal e seu contexto social.
  2. Promove o atendimento individualizado do professor, corrigindo, assim, eventuais falhas no processo de cada aluno
  3. Favorece a independência, o que potencializa a segurança do aluno ao perceber que tem controle sobre o processo.
  4. Possibilita criar, corrigir e aperfeiçoar os hábitos de estudo, potencializando a fixação, expansão e a ampliação da aprendizagem.

Acompanhamento

O estudo dirigido, dependendo do caso, pode ser realizado durante a aula expositiva ou como processo individualizado, em casa, através da orientação presencial do docente. No entanto, é FUNDAMENTAL A PRESENÇA DE UM PROFESSOR EM SALA DE AULA para o esclarecimento de dúvidas, acompanhamento e correções, fazendo com que a técnica revista-se de mais eficácia.