Preste bastente atenção nesta frase:

“Quem não estudar muito, mas muito mesmo, nunca terá chances de ter uma boa pontuação no CESPE/Unb.”

Guarde este ensinamento toda vez que você for estudar para provas CESPE/Unb, que é uma banca temida pela maioria dos candidatos, por cobrar questões de certo e errado na maioria das suas provas, em que uma resposta errada anula uma certa. Quem está acostumado apenas com a famosa decoreba ou chuteestão definitivamente fora da lista de aprovados.

O CESPE/Unb (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), um dos braços do CEBRASPE (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), é uma banca que valoriza o CONHECIMENTO e a capacidade de INTERPRETAÇÃO do candidato. Enquanto numa prova de múltipla escolha você pode comparar cinco itens de uma mesma questão e depois chutar entre duas, nas provas de certo ou errado do CESPE/Unb você julgará um texto e cada detalhe é fundamental e, além disso, as questões que você errar, tirarão pontos daquelas que você acertou. Por exemplo, em uma prova de 120 questões, se você acertar 96 questões (80% da prova) e errar 24 questões, contabilizará apenas 72 pontos. Apesar de parecer injusta, esta regra favorece muito quem está mais bem preparado.

Quais são as melhores dicas para fazer uma prova do CESPE/UnB?

  1. Programe seu tempo antes de começar a resolver questões. Reserve 30 minutos para marcar sua folha de respostas. Se a sua prova tiver redação, reserve mais 60 minutos para fazê-la. Não há um consenso entre fazer a redação antes ou depois da prova objetiva
  2. O cartão de respostas do CESPE/Unb traz as opções “C” e “E”. A regra é a seguinte: questões deixadas sem assinalar resposta ou com duas opções marcadas não serão contabilizadas, ou seja, você não perde nem ganha quando isso acontecer. Então já deve ter sacado que, se marcou uma opção e depois teve certeza que estava enganado, não tenha medo, marque a outra opção. Assim você anulará a questão da sua folha de respostas e não perderá este ponto!
  3. Resolva primeiro as questões que você considera que sabe e deixe as demais, que tiver dúvidas, ou que você não sabe, para o final. Mas, organize sua provaescrevendo ao lado destas questões palavras como, “não sei”, “dúvida”, “acho que é”, etc. Isso fará você ganhar um tempo significativo quando voltar à estas questões.
  4. Procure deixar questões complexas e que envolvam contas difíceis por último. Elas demoram muito tempo para serem resolvidas. Você pode ficar cansado e perder pontos preciosos nas questões simples e que exijam apenas leitura e compreensão, e estas fáceis, você não pode errar de jeito nenhum!
  5. A pergunta que não quer calar: Quantas questões eu devo deixar sem responder? A resposta é simples, direta e precisa: DEPENDE. Vamos às explicações, lembrando que os dados são estatísticos e dependem do nível dos candidatos e da dificuldade da prova. Estes dados representam 95% dos resultados avaliados:
    1. A única forma de você se classificar bem é acertar muito e errar pouco.
    2. Você errará questões que você tinha certeza da resposta, assim como você acertará questões que estava com dúvida mesmo assim resolveu arriscar. Portanto, não se desespere ao se deparar com questões que não sabe resolver. Essa dificuldade será de todos, talvez, em outra disciplina.
    3. Mesmo que você se mate de estudar, aprenda com as melhores técnicas e estratégias, é quase impossível gabaritar uma prova do CESPE/Unb de certo ou errado.
    4. Os primeiros colocados em provas deste tipo fazem 80% dos possíveis pontos, ou seja, em uma prova de 120 questões, 96 pontos é estar entre os primeiros.
    5. Se você contabilizar 60% dos pontos possíveis, sua classificação corre risco. Por exemplo, numa prova de 120 questões, fazer 72 pontos é ter que torcer muito para os outros candidatos terem ido mal.
    6. Você já deve ter percebido que, em alguns casos deverá chutar sim, mas, para isso é importante observar algumas técnicas.
  6. Aproveitamento técnico de prováveis pontos restantes. Este é o nome bonito para “chute técnico”. Embora isso não seja regra, é quase uma constante em provas do CESPE/Unb e, vale a pena, caso sua pontuação não seja lá muito alta. Ele consiste em três etapas:
    1. Depois de marcar todas as questões que você tem certeza das respostas, conte quantas são gabarito certo (C) e quantas são gabarito errado (E). Anote isso em um cantinho da sua prova.
    2. Agora, conte quantas questões da sua prova ficaram sem resposta.
    3. Geralmente as provas CESPE/Unb de certo ou errado possuem um equilíbrio de respostas. Por exemplo, em uma prova de 120 questões, 60 terão como resposta “errado” e 60, “certo”.
    4. Vamos supor uma situação: Você marcou 80 questões, com certeza da resposta.
      • Destas que você marcou, notou que 50 são “C” e 30 são “E”.
      • Dentre as 40 questões que você não respondeu, provavelmente, 10 serão “C” e 30 serão “E”.
      • Marque as 40 questões restantes como “E” e faça estas contas:
      • Você contabilizará 30 pontos (acerto das questões que deverão ser a opção “E”)
      • Você perderá 10 pontos (erros das questões que deverão ser a opção “C”)
      • Resultado: 20 pontos a mais na sua prova, ou seja, você pulará de 80 para 100 pontos!
  7. Por fim e mais importante: simule sua prova, resolvendo provas inteiras do CESPE/Unb. Só assim você irá se familiarizar com o formato delas e ficará confiante na aplicação das técnicas de forma completa. Acredite: em qualquer concurso, pouquíssimos pontos podem ser a diferença entre você conseguir ou não a sua vaga.