A resposta é DEPENDE!

Se você é do tipo que se distrai facilmente com estímulos externos, a música associada ao estudo pode atrapalhar.

O Instituto de Tecnologia de New Jersey, dos Estados Unidos, realizou um estudo para avaliar o efeito da música durante o processo de aprendizagem.

A conclusão foi que, para algumas pessoas, ela estimula diferentes partes do cérebro tornando o estudo muito mais eficiente, mas, para outras pessoas, é possível que leve à distração.

As músicas calmas têm a propriedade de relaxar, tornando o ambiente mais favorável para a concentração. Mas, é preciso cuidado: músicas com letra (cantadas), podem dificultar o aprendizado de matérias como Português e Redação, pois atuam na mesma área do cérebro.

Enfin, não há mágica nem fórmula milagrosa. O segredo, portanto, é descobrir VOCÊ mesmo qual a melhor forma de estudo! Para saber como VOCÊ “funciona”, faça testes, alterne entre períodos com e sem música e fique atento ao SEU rendimento nos dois casos.

Uma dica: Como a música é uma ótima forma de isolamento, quando estiver em lugares barulhentos, escolha uma playlist longa para evitar paradas e escolha de novas músicas. Afinal, é melhor você ter apenas um elemento concorrendo com seu estudo que um turbilhão de outros acontecimentos, comuns nestes lugares tumultuados.