Mário André Sene, Físico graduado pela UNESP, professor de Física e Matemática da Visto e Revisto, dá dicas e explica com maestria como são elaboradas as provas de Matemática para concursos da Vunesp.
A disciplina Matemática quase sempre apavora os candidatos que prestam provas para concursos públicos. Para desmistificar alguns mitos, Mário André Sene responde algumas perguntas e, de forma clara e precisa, posicionará você no contexto das provas, principalmente da Vunesp.
De um modo geral, as provas de matemática para concursos públicos são muito difíceis?
Não, isso é uma farsa: a matemática de concurso é bem mais fácil do que você pensa.
Os editais da Vunesp trazem um conteúdo muito extenso?
O conteúdo exigido para concursos públicos, com provas aplicadas pela Vunesp, geralmente é enxuto e bem definido. Por este motivo, aqui na Visto e Revisto, a carga horária proposta para cada curso é mais que suficiente para que todo ele seja visto com calma e precisão. Se você tiver calma, organização e persistência, não tem como ter um resultado ruim.
O conteúdo é muito difícil?
Não, pois geralmente quase todo o conteúdo da prova é tipicamente ensinado a alunos de até 9º ano, ainda que o edital seja de ensino médio ou superior. Além disso, muita coisa que consta do seu edital não aparece em provas de concurso público da Vunesp para determinados cargos. Nós faremos esse filtro para você, direcionando seus estudos para potencializar o aprendizado naquilo que realmente cai na prova.
Como são as provas da Vunesp?
A Vunesp é muito justa e coerente em suas provas. Elas são compostas de questões que, quase sempre, abordam problemas realistas, buscando situações que envolvem o dia-a-dia do cargo para o qual realiza a prova. A aritmética (parte da matemática que estuda as operações numéricas: soma, subtração, multiplicação, divisão, etc) geralmente é simplificada, pois a banca leva em conta que você fará a prova sem usar calculadora. Dessa forma, há muito mais interpretação do que matemática pura, e dominar a técnica de converter um enunciado em uma equação matemática simplificada é o que fará a diferença na hora da prova, pois isso lhe assegurará um ganho de tempo enorme. Em outras palavras, entender o que dizem os enunciados é o primeiro passo para descobrir qual a ferramenta será utilizada para a solução do problema.
Como estudar com o material da Visto e Revisto?
Tenha em mente que a sequência sempre será esta: da leitura ao cálculo! Certamente, você já deve ter percebido que isso implica repetição, muita repetição. Portanto, ao resolver as questões, não marque a alternativa correta na sua apostila, deixe registradas apenas as resoluções. Este procedimento permitirá que você refaça as questões várias vezes, pois repetir o raciocínio, dias depois, fará você fixar o aprendizado, adquirir confiança, descobrir novos caminhos, aproximando-se cada vez mais da linguagem dos enunciados.
E a teoria, preciso estudá-la muito?
Não, este é um outro mito, muito difundido. Pensando assim, resumimos ao máximo a parte teórica, deixando espaço para que você pratique, treine as técnicas de resolução de problemas matemáticos que, em nossas edições, traz inúmeras questões de concursos e dezenas de atividades para fixação.
Tenho dúvidas, não consigo sair do lugar em algumas questões.
Isso é comum, portanto, não se apavore e não desista! Nossos alunos possuem suporte, até 30 dias após o término da prova, que é um dos nossos grandes diferenciais Caso você não consiga chegar ao resultado de algum problema ou até mesmo ‘travar’ em alguma parte do processo, nós estamos aqui para ajudá-lo. Escreva, formule seu questionamento e ao enviar sua dúvida por e-mail, anexe sempre UMA IMAGEM COM A SUA TENTATIVA (mesmo que seja um emaranhado de rabiscos, com anotações sem nexo), pois é através da estrutura do seu raciocínio que nossa equipe identificará ONDE VOCÊ ESTÁ ERRANDO.