Você sabia que nem todo Psicopedagogo pode atuar na área clínica e que existe um protocolo básico a ser cumprido na avaliação psicopedagógica?
Conheça as grandes diferenças entre a Psicopedagogia Clínica e a Psicopedagogia Institucional.
Na Psicopedagogia Institucional o sujeito é a instituição e sua complexa rede de relações. O psicopedagogo trabalha na construção de conhecimento do sujeito que, neste caso, é a instituição, com sua filosofia, valores e ideologia. Na instituição escolar o trabalho psicopedagógico deve ser pensado no campo da socialização de conhecimentos disponíveis, na promoção do desenvolvimento cognitivo e na construção de regras de conduta, num projeto social mais amplo. A escola, vista como sujeito, é participante do processo de aprendizagem e é a grande preocupação do psicopedagogo na ação preventiva (BOSSA, 2000).
Com relação à Psicopedagogia Clínica, o profissional que a exerce realiza o diagnóstico psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e nas dificuldades apresentadas pelo sujeito, procurando averiguar quais são os obstáculos que estão levando o sujeito à situação de não aprender, aprender com lentidão e /ou dificuldade; faz esclarecimento e orientação daqueles que o procuram apresentado a queixa: sujeito, família ou escola (SCOZ, 1991)