Resumir o conteúdo de qualquer texto não é uma tarefa simples. Exige técnica e bastante treino e somente com a repetição é que você fará resumos perfeitos. Fazer resumos é seu maior aliado na a fixação do conteúdo assistido em sala de aula e, além disso, será sua base para futuras revisões ou criações de seus mapas mentais. Vamos a algumas dicas importantes.
Passo 1: Transforme seus parágrafos em palavras
Fazer com que os textos grandes se tornem menores é a grande dificuldade e, por isso, a melhor estratégia é observar estes detalhes:
- Comece marcando os parágrafos importantes, utilizando chaves, colchetes ou marcadores coloridos. Você escolhe o que lhe transmite melhor conforto visual.
- Depois, leia o trecho marcado e resuma as informações com suas próprias palavras, cuidando para não fugir do contexto nem colocar suas opiniões pessoais. Uma dica bacana é você elaborar uma pergunta sobre o trecho marcado e respondê-la, de acordo com o contexto, com suas palavras. A resposta será seu resumo.
- Nas respostas, não utilize termos como acho, penso ou deduzo. Resumo não permite opiniões pessoais.
Passo 2: Leitura repetida
Qualquer texto, quando lido por mais de uma vez, revela detalhes que não são percebidos na primeira leitura. A técnica de ler duas ou três vezes o mesmo trecho fará você assimilar a ideia central, além de fazer com que você perceba as palavras-chave que serão usadas no seu resumo.
Passo 3: Escrita manuscrita
Está provado que escrever a próprio punho é infinitamente mais produtivo para a fixação do conteúdo estudado. Esqueça o computador e o smartfone para escrever. Ao escrever a mão seu cérebro utiliza conexões mais consistentes e fará com que a memorização seja mais sólida.
Passo 4: Passar a limpo
Quando você começar a fazer seus resumos terá a impressão que eles não são tão bons assim. Isso é comum, porque como todo início de prática a habilidade ainda não está formada. Portanto, rabisque, escreva por cima, retoque e não tenha medo de errar. Quando julgar que seu resumo está bom, passe-o a limpo. Essa é outra forma de otimizar o aprendizado e motivá-lo a continuar.
O tempo que você dedicar a construção de seus resumos é o que determinará a sua habilidade. Você perceberá, em pouco tempo, que esta prática não é algo tão difícil, mas trabalhosa. Como toda tarefa trabalhosa exige técnica, somente a persistência e a repetição dará a você a segurança que precisa para seus próximos resumos.