Dizem que “o que não se usa se perde”. Isso se aplica também ao nosso cérebro. Diversos estudos médicos apontam que quando exercitamos o cérebro – que é a torre de controle do nosso organismo – ele fica mais forte e ágil melhorando não apenas o nosso processo cognitivo como também a memória e a capacidade de aprender.
Confira a seguir os cinco passos para manter seu cérebro em forma:
1 – Aprenda algo novo
Aprender algo novo é uma das formas mais efetivas de manter o seu cérebro forte e ágil. Quando mais usamos o nosso cérebro, mais eficaz ele fica. Simples assim. A ideia é exercitar a massa cinzenta. Você pode, por exemplo, aprender a um novo idioma, procurar uma palavra nova no dicionário todos os dias ou ler o editorial de um jornal.
2 – Jogue mais
Os jogos de adivinhação ou de palavras cruzadas são muito mais que um passatempo divertido. Ajudam a manter a mente ágil de uma maneira fácil e efetiva. Funcionam como uma academia para o seu cérebro.
3 – Desenvolva seus talentos
O simples fato de cantar, pintar, tocar violão, fotografar ou escrever um poema tem um efeito muito positivo para a saúde do seu cérebro. Fazer uma atividade prazerosa faz com o nosso cérebro libere mais endorfina (o hormônio do prazer), que dá a sensação de calma e nos faz mais felizes.
4 – Exercite a memória
Ponha o seu cérebro para trabalhar usando mais a sua memória. Deixe um pouco de lado a ajuda da tecnologia. Não dependa somente da ajuda das agendas e calculadoras dos seus celulares. Ponha seu cérebro para funcionar.
5 – Alimente o seu cérebro
Uma dieta rica em peixe, ostras, vegetais de folhas verdes e azeite de oliva ajuda o cérebro a ficar mais forte e saudável. Os grãos integrais e até mesmo o chocolate ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo. Já o chá alivia a fadiga mental. A vitamina B12, que está presentes nos ovos, ajuda a combater a deterioração natural do cérebro conforme os anos passam. Coma bem.
Crédito: Fundação Universia